Become a partner : Find out more

Investidores em Portugal

Com o atual estado dos mercados financeiros, investidores estão mais cautelosos do que nunca com suas decisões. No entanto, um mercado que conseguiu manter as expectativas foi Portugal. A Pesquisa Econômica Portuguesa de 2008 deu um parecer positivo, sitiando a consolidação fiscal que diminuiu o déficit do país nos últimos 3 anos (enquanto muitos outros países o aumentaram). Isso permitiu que os investimentos fluíssem mais e tem ajudado os empreendedores e pequenos negócios expandirem.

Porem, a pesquisa também demonstrou alguns pontos negativos, como o aumento gradual do desemprego em Portugal desde 2000. Com um foco de muito tempo nos erros das pessoas, muitos portugueses estão tentando resolver os problemas sem esperar o governo, finalmente colocando em prática aquela idéia de negócio que eles já tinham mas nunca tiveram a coragem de fazer.

Como resultado, algo que vem aumentando em Portugal é o empreendedorismo, e o conceito de investimento Angel, já antes visto como algo comum no reino Unido e nos Estados Unidos e até recentemente bem restrito pelas leis no mercado Português.

Investimento Angel pode beneficiar tanto o investidor como o empreendedor, pois um investimento Angel pode proporcionar retornos bem maiores em um curto período com juros menores e lento crescimento. E empreendedores que estão encontrando dificuldades para conseguir empréstimos bancários, agora têm uma nova rota para só gerar capital, mas também pegá-lo de alguém que possui experiência mercadológica e contatos nos meios necessários. Este último aspecto talvez seja a chave intangível que pode fazer o investimento Angel funcionar não apenas para novos empreendedores, mas negócios existentes querendo expandir seu modelo de negocio.

Faça parte de nossa filial Portuguesa da Angel Investment Network no site www.ainportugal.com e conecte-se com investidores portugueses e internacionais.

Recent Proposals